Páginas

Provar, antes ou depois?

O dízimo é um mandamento bíblico (Provérbios. 3.9). Devemos devolver ao Senhor a décima parte do que ganhamos (Levítico 27.30). A Bíblia não diz que essa devolução deva ser mensal, porém assim fazemos pelo fato de nossos ganhos serem, em sua maioria, mensais. Já a oferta é feita de forma aleatória, dá-se o que se pode e quando se pode (II Coríntios 9.7).

***

O texto normalmente lido em nossas igrejas na hora da coleta dos dízimos e ofertas é Malaquias 3.10. Até mesmo nossas crianças, de tanto ouvirem dito versículo já o sabem de memória. E os pastores, através dele, nos incentivam a contribuir.

Eis aí o versículo em questão:

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.”

Mas a questão é: será que estamos entendendo o versículo tal como é ou o entendemos como bem nos parece?
Explico: Esse trecho bíblico passa por uma inversão, conhecida na gramática como hipérbato, que consiste na troca da ordem direta da oração. Sem essa inversão, o versículo ficaria mais ou menos assim:


“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança, fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exércitos.”

O problema é que a maioria das pessoas não sabe disso, e por não entender corretamente o versículo, erram.

Muitos costumam usar esse versículo como base para seus instintos gananciosos e se recusam a “dar” o dízimo, outros dão somente quando lhes é de agrado, e outros chegam a fazer “tramóia” com Deus. E me indigna ver pessoas dizimando apenas por medo de retaliações da parte de Deus, por medo de não serem abençoadas, e não por prazer em cumprir com o seu dever. Outros, antes mesmo de contribuírem já fazem provas com Deus. Dizem: Senhor, eu vou dar meu dízimo porque quero ser abençoado(a), e se esquecem que uma vez que  você é dizimista fiel as bênçãos são simplesmente conseqüências de seu ato. Quando se entrega a Deus o que é Seu, as bênçãos dEle na sua vida virão de forma transbordante, abundante, não há porquê desesperar-se e por medo, antes mesmo de dar-lhe o que é devido, provar-lhe para ver se a Sua palavra se cumprirá.

Agora, se você é fiel nos seus dízimos e ofertas e não é abençoado, alguma coisa está fora do lugar, então, sim! Você tem total liberdade para fazer provas com Deus, já que sua consciência está tranqüila quanto às suas intenções em contribuir e você não vê onde possa estar o erro, sinta-se no direito de fazer provas com Ele, pois lhe respalda em Sua palavra.

Com Deus, as coisas não são feitas na base do toma-lá-dá-cá. Deus não é um Deus interesseiro, Ele tem prazer em abençoar aqueles que o servem fielmente e de coração e que têm prazer em obedecer à Sua palavra sem esperar receber seus próprios interesses em troca.

Que Deus lhe abençõe!

Por Alinee Santos

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ameii o testo...retificando, muitas das vezes pedimos coisas que não é da vontade de Deus nos dar, e acabamos imaginando que o Senhor não nos quer abençoar, porém de tanto insistir Deus acaba nos dando, e lá na frente vemos que não é aquilo que queríamos.E lembrando DEVOLVEMOS o dízimo e não "pagamos" como muitos por aí falam.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. excelente observação irmã, Deus abençõe e te Guarde!

    só consegui ser dizimista um tempo depois q convertie-me... assunto importante!


    adoradoresdopapai
    Alice

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©