Páginas

Escolhido, busque capacidade!

Na escola, as classes costumam ter líderes, na universidade há o representante de sala, no trabalho há o chefe, gerente... Sempre existe alguém que lidere, que nos lidere. E se não temos líderes, pelo menos, algum dia, já fomos liderados.

Com certeza, durante a nossa vida, tivemos líderes bons e líderes ruins. Líderes que seguiram suas ideias sem forçar nada a ninguém, e que por isso, cativaram os liderados que o seguiram por livre e espontânea vontade e líderes que tentaram impor, e acabaram por ter a sua liderança questionada ou até mesmo abolida.

Os líderes podem construir um ministério ou uma equipe, como também podem destruí-la. Qualquer organização precisa de um bom líder. Porque sem um bom líder, a organização não prospera, como podemos ver em Provérbios 11.14 que diz: “Um governo onde faltem homens sábios destrói uma nação mas se há conselheiros prudentes o povo vive em segurança.”


A própria Bíblia cita exemplos de maus líderes, como Davi e o sacerdote Eli, que dentro de suas próprias casas não foram capazes de exercer sua liderança, e cuja ruína foi notória. Porém existem exemplos de bons líderes, como Moisés, e Jesus.
Mas, ao que vou. Muitas pessoas hoje em dia, creem ser desnecessários a inteligência e o conhecimento secular para se tornar um bom líder na casa de Deus, porém, como vemos na Bíblia, até mesmo Moisés teve o seu preparo intelectual para governar o povo de Israel. Ele foi preparado secularmente para ser um grande líder, para o caso de que acontecesse alguma coisa com o sucessor legítimo, ele assumiria o trono do Egito. O que significa que ele estava muito bem preparado intelectual e psicologicamente para sê-lo. Até mesmo Jesus, aos 12 anos de idade, ia à sinagoga aprender com os sacerdotes, aprender a ser sábio, pois ele sabia que necessitaria de conhecimento e preparo para se tornar o maior líder que a História já conheceu.

Imagine se Moisés fosse liderar o povo de Israel sem preparo nenhum... Ele não aguentaria passar por muito do que passou, desistiria logo nas primeiras dificuldades. Mas não! Ele estava preparado para as adversidades, sabia o que o esperava, portanto, era forte. Estava capacitado para o seu papel de líder.

Você que diz que não precisa ir em busca de capacidade porque é Deus quem capacita, cuidado! Pois Deus não descerá do céu com uma varinha de condão e, Plim! Está capacitado! Não! É claro que Deus capacita a quem escolhe, porém essa capacitação deve ser buscada pelo escolhido.

É triste ver algumas irmãs encarregadas de conduzir um grupo à adoração através do louvor sem a menor noção de música, sequer de regência, e que se recusam a fazer um curso porque acham que se foi Deus quem as escolheu, Ele as capacitará e não o homem... Sejamos sensatos! Deus não fará nada do que estiver ao nosso alcance para fazer. Muitas vezes, a capacidade que Deus nos dará será adquirida através dos nossos próprios esforços. Deus sabe que podemos ir atrás de capacidade, podemos fazer um curso, então, Ele não fará isso por nós. Não pense que o Senhor Jesus irá lá na escola de música pessoalmente fazer a sua matrícula no curso de regência para que você possa estudar, porque Ele não fará. Ele lhe dará a oportunidade para fazê-lo, mas quem terá que ir atrás será você.

Algumas já acham que não têm capacidade para estar ali, não têm sabedoria, mas isso é porque se esquecem do que está escrito em Tiago 1.5: "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."

Em muitas cidades, e em algumas igrejas, existe a chamada Escola de Líderes, que auxilia na capacitação dos líderes da igreja. Se você tem um cargo, se foi escolhido para ser um líder na igreja, não importando o departamento, se matricule nessa escola, frequente as aulas regularmente – porque de nada adianta se matricular e faltar as aulas -, e saia de lá preparado para ser um bom líder na obra do Senhor.

Mas, atenção! De nada adiantará a sua capacidade nata para liderar – e a adquirida - e a sua inteligência se não tiver algo essencial que é a presença do Espírito Santo na sua vida, lhe ajudando a ser um excelente líder.

Portanto, não se esqueça de orar, jejuar e consagrar a sua vida a Deus. Porque só assim estará se capacitando por completo, e saiba que se capacitando, se tornará digno de ser chamado ESCOLHIDO! 

Deus lhe deu armas que farão de você um grande líder, você só deve pegá-las e usá-las. 
Mas pegue-as! Não fique parado esperando com que elas venham até você. Levante-se, pegue-as e vá à luta!

Que você possa reconhecer que Deus lhe deu armas para a sua capacitação, 
e que você saiba usá-las!

Por Alinee Santos

Comente com o Facebook:

Um comentário:


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©