Páginas

Armando-se para a batalha

Leia Efésios 6.10-20


A nossa vida é uma constante batalha. São tantas as dificuldades que nos aparecem, tantos problemas, tantas acusações que às vezes pensamos estar como cegos em meio a um tiroteio. Sem rumo, certos de nossa morte iminente.

Para nós, cristãos, as coisas se complicam ainda mais, pois além da nossa batalha diária temos uma batalha - também diária – ainda mais intensa a enfrentar. A batalha espiritual. (Efésios 6.12) Nessa batalha, que durará até o crente galgar a vida do porvir, lutamos contra o mal. Lutamos contra os nossos próprios desejos corruptos, contra os prazeres do mundo e todo tipo de tentação, contra satanás e suas forças... É uma guerra onde o crente é conclamado a se separar do presente sistema mundano, repudiando os seus males, tentações, e morrendo para elas, e condenando abertamente os seus pecados.

A Bíblia nos fala dessa batalha e nos diz que devemos estar preparados e bem armados para podermos lutar nela.  (Efésios 6.13) E quais são as armas que devemos utilizar nessa guerra? A Bíblia também nos responde essa pergunta.  Precisamos nos revestir da armadura de Deus que se compõe de:

Um cinto: (Efésios 6.14) O cinto da verdade para lutar contra as mentiras de satanás. E quem é a verdade? Jesus é a verdade, e em João 4.16a Ele nos afirma: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Se estamos na Verdade que é Cristo, as mentiras do diabo não nos alcançarão.

Uma couraça: (Efésios 6.14) A couraça serve para proteger os órgãos vitais, e a couraça da justiça serve para proteger o nosso coração, a nossa alma. Uma vez que somos justos, que vivemos a justiça, o inimigo não tem como nos atacar, porque quem é a nossa justiça? Em Jeremias 23.6b está escrito: O Senhor, a justiça nossa. O Senhor é a nossa justiça, e se estamos nEle, se estamos protegidos por essa couraça, o Senhor Jesus, as acusações, as afrontas do inimigo, não nos atingirão. O nosso coração e a nossa alma estarão ilesas à essas investidas.

Sandálias: (Efésios 6.25) Para andar com toda firmeza em Cristo calçando as sandálias da preparação do evangelho da paz. Os soldados precisam de bons calçados para poderem lutar sem escorregar, sem machucarem os pés, e para andarem firmes. Durante a nossa caminhada, encontramos pedras, espinhos, coisas que machucam os nossos pés e nos fazem cair, pecar. Mas se estamos com os pés calçados com evangelho da paz, o evangelho de Deus (Jz. 6.24: O Senhor é paz), temos força para levá-lo aonde for.

Um escudo: (Efésios 6.16) O escudo da fé para quando o maligno quiser nos enviar os seus dardos inflamados, suas acusações, suas dúvidas, possamos nos defender com a nossa fé. Porque ela é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11.1) O escudo, ao contrário da couraça que fica presa ao corpo, precisa ser manejado, e para isso é preciso ter habilidade, conhecimento. Um amador qualquer que quisesse usar um escudo em uma batalha provavelmente se atrapalharia e não conseguiria se defender pois não teria habilidade com ele. Assim somos nós, só conseguiremos usar corretamente o escudo da fé se tivermos conhecimento da palavra. Ou seja, quanto mais temos conhecimento da palavra de Deus, maior é a nossa fé, consequentemente, sabemos manejar bem o nosso escudo e estamos aptos para nos defendermos do mal.

Um capacete: (Efésios 6.17) O capacete da salvação para proteger a nossa mente. Proteger dos maus pensamentos, das investidas malignas, e permitir com que pensemos somente nas coisas de Deus e nas coisas que nos aproximam dEle. E se levarmos em conta que a cabeça é a parte mais importante do corpo, que é ela a responsável por nossas atitudes e reações, ter a mente de Cristo é fundamental. Por isso a necessidade do capacete. Proteger-nos dos ataques do mal, e não permitir a entrada de nada que nos afaste de Deus, para assim termos a mente de Cristo. Se estamos armados com esse capacete, temos a certeza de que somos salvos. E saber que somos salvos nos dá confiança e esperança no futuro, porque temos a certeza de que estaremos ao lado dEle não importando as provações que tenhamos que passar agora, e que nada nos irá separar do amor de Deus. 

Uma espada: (Efésios 6.17) A espada do espírito é a palavra de Deus.

Se observarmos todas essas peças da armadura são de defesa, exceto uma, a espada do Espírito - que também é uma arma de defesa, mas sua principal função é atacar. E por que só temos uma arma de ataque? Porque a nossa maior arma contra as ciladas do maligno é a palavra de Deus. Se a temos, não precisamos de nada mais para atacar “porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12) Agora, assim como o escudo, a espada precisa ser bem manejada, e para ser bem manejada é necessário conhecê-la, conhecer a palavra de Deus. E como isso é possível? Treinando. E como treinar? Lendo a Bíblia. Não basta ter uma espada e não saber usá-la. Não basta ter uma Bíblia é não lê-la. É preciso ter a palavra de Deus na mente e no coração.

E o versículo 18 de Efésios 6 completa: “orando em todo o tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos e por mim.”

A oração é essencial nessa guerra. E não se trata de uma arma a mais apenas, e sim parte do conflito. Deixar de orar durante uma batalha, significa perdê-la, porque deixar de orar, em qualquer situação, é render-se ao inimigo e deixar de lutar. Porém orar é fortalecer-se, é criar resistência contra o inimigo.

Ore para que o Senhor lhe dê proteção e força para lutar. Ore para que Ele lhe mostre quais são os pontos ainda fracos da sua armadura para que possa fortalecê-los. Talvez a sua fé não esteja tão grande assim e seu escudo esteja a um passo de rachar. Quem sabe a sua espada esteja um pouco torta, enferrujada, ou até mesmo não esteja tão afiada.  Se isso for fato na sua vida, lembre-se que é através da oração que o Senhor Jesus lhe dará fortaleza.

Termino dizendo que o apóstolo Paulo foi muito feliz ao dizer que devemos nos revestir da armadura de Deus, porque revestir-se é armar-se, munir-se, portanto, revista-se da armadura de Deus, pois estando revestido, mal nenhum lhe irá vencer.

Que o Senhor Deus lhe abençõe cada dia mais!

Por Alinee Santos.

Fontes:
-Bíblia de Estudo Pentecostal, A Bíblia da mulher que ora, Dicionário Bíblico Universal e pregação do culto do dia 20/05 na IBN-Peniel, Cuiabá. 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. olá, pessoal!!! Parabéns pelo blog!!!

    Eu vim aqui compartilhar com vocês, uma ideia fera que desenvolveram. Um site para declarar a nossa Fé em JESUS por todo o mundo!!!!!!!

    Vamos fazer uma força única e cumprir a missão de Jesus!!!!!!

    Com apenas alguns cliques, você acende a luz daí mesmo onde você está. Não se envergonhe da palavra da salvação. Vamos mostrar ao mundo o PODER do evangelho e proclamar a VERDADE.

    DECLARE SUA FÉ EM JESUS! ACENDA UMA LUZ!!!!! OLHA AÍ O LINK, PESSOAL: http://feemjesus.com.br/

    "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus."
    Mateus 10:32

    Me digam, o que acharam!!!! abraçosss

    ResponderExcluir
  2. Olá, seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, Sou Antonio Batalha, portugues, e deixo-lhe um convite, se desejar fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo. Claro que de seguida irei retribuir seguindo também seu blog. Obrigado e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Palavras de edificação.Que Deus te abençoe;

    ResponderExcluir
  4. Olá meus queridos irmãos. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante. Eu acredito que; crescemos quando lemos, quando partilhamos.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para partilhar também meu blog. Contém ensinos, de crescimento, edificação e exortação, muitos poemas e algumas músicas tudo dentro do carisma evangélico.
    Ficarei feliz por vossa visita e muito mais ainda se nos seguir.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente. António Batalha.

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©