"Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."
- Isaías 55.6
Como é típico em todas as edições do ENEM, a televisão separa um tempinho para o depoimento dos atrasados. Para aqueles que por "n" motivos não conseguiram chegar a tempo e perderam a prova. Para alguns, o fato de não ter conseguido fazer a prova supõe um ano mais de cursinho, broncas dos pais, entre outras coisas não tão graves, mas para outros significa a morte de um sonho. A morte do sonho de conseguir entrar em uma universidade no próximo ano, a morte do sonho de começar uma nova vida... Frustrações que os fazem chorar na frente das câmeras.
E as desculpas para o atraso são das mais variadas: dormiu demais e acordou tarde, o ônibus quebrou no caminho, o congestionamento devido às obras da Copa atrapalhou o seu horário, entre muitas outras.
E a verdade é que todos, em algum momento das nossas vidas chegamos atrasados em algum lugar. E se você diz que nunca chegou atrasado, provavelmente não é brasileiro ou, no mínimo, tem sangue britânico. Porque se atrasar é uma das nossas maiores "virtudes". Mulheres se atrasam a compromissos por demorarem se arrumando, as noivas gostam de causar expectação chegando tarde... As pessoas gostam de chegar tarde, e para justificar atrasos usam até desculpas do tipo: "Eu é que não vou abrir a igreja", "Não vou cedo porque não quero ter que esperar ninguém, eles que me esperem..."