Páginas

Certas coisas, nós podemos fazer!

Texto para leitura: João 11.1-45

Há alguns dias, em um culto de domingo na minha igreja, uma irmã explicou o texto bíblico acima citado de uma maneira que eu ainda não havia visto ninguém explicá-lo, o que me surpreendeu, e me entrou o desejo de compartilhá-lo com vocês. Tentarei ser fiel ao que ela disse, e claro, incluirei meus pontos de vista.

*
Uma história muito contada no nosso meio é a de Lázaro, mais especificamente, sua ressurreição, por se tratar de uma história muito bonita onde se vê claramente o amor de Jesus pelo seu amigo Lázaro, a falta de fé inicial de Marta ao pensar que já não havia esperança, pois seu irmão estava morto há quatro dias e cheirava mal, entre várias outras coisas... Mas o que realmente torna essa história mais interessante é algo que a maioria de nós ainda não conseguiu ver.

Jesus, ao chegar até a caverna onde estava o corpo de Lázaro, ordena que retirassem a pedra que servia de porta para o túmulo. Em nenhum momento a Bíblia cita que Jesus foi até lá e ajudou a empurrar a pedra. (V. 39)
E logo após ter ressuscitado a Lázaro, Jesus, outra vez ordena aos que estavam presentes que retirassem as ataduras que envolviam o irmão de Marta e Maria. E mais uma vez, não é Jesus quem lhe retira as ataduras. (V. 44)

Por quê?


Você já parou pra pensar em quantas coisas podemos fazer sem a ajuda de Deus?
Muitas vezes, as coisas estão à nossa frente, estão ao nosso alcance e não as fazemos, não as realizamos por pensarmos tratar-se de coisas que só faríamos com a ajuda de Deus, e optamos por esperar que Ele as faça para nós.
E desculpa lhe desiludir, porém, Ele não as fará se sabe que nós mesmos podemos fazê-las!

Jesus ressuscitou a Lázaro, porque isso era algo que só Ele mesmo podia fazer. Nenhumas das pessoas que ali estavam, teriam a autoridade e o poder para ordenar que a vida voltasse ao corpo de Lázaro, senão Ele mesmo. Já retirar a pedra, as pessoas podiam fazer, e fizeram, assim como retirar as ataduras de Lázaro. Essas eram coisas que elas podiam fazer sem grandes complicações. Essa foi a participação dos que ali estavam na ressurreição do irmão de Marta e Maria.

Quem sabe se as pessoas tivessem se recusado a retirar a pedra que fechava o túmulo, Lázaro não teria ressuscitado, ou talvez, não teriam presenciado o milagre que Deus operou naquele momento, teriam perdido a oportunidade de participar de um milagre.

E você, o que tem feito? Será que tem esperado a que Deus faça tudo por você, ou está fazendo a sua parte? Sei que existem coisas que não estão ao nosso alcance, como ressuscitar alguém ou algo, mas, será que você está se recusando a retirar a pedra de algo que precisa ser mudado, ser ressuscitado?
Muitas vezes, colocamos pedras em problemas, procuramos isolar-nos de algo que ao nosso ver, já está morto, já cheira mal, e mesmo assim, insistimos com Deus para que essa situação mude, que a vida volte aonde só existe a morte. Porém muitas vezes, para que esse algo seja ressuscitado, Deus necessita que retiremos a pedra que O impede de chegar até o seu problema.
Quem sabe, você esteja pensando que para o seu casamento não há mais solução, que o sentimento que você sentia pelo seu marido ou esposa, já morreu, e talvez não haja nem sequer a esperança de ressurreição. Ele(a) te magoou tanto que essa pedra se tornou tão grande e pesada que é até impossível de ser retirada.
Mas lhe digo; o Senhor Jesus está chegando, e por mais que pareça que os anos que se passaram foram muitos, e você já não veja solução para o seu problema, Ele está chegando. Ele só precisa que você retire a pedra que está em seu coração e (acredite!) isso você pode fazer. E uma vez retirada a pedra, Ele ordenará e esse sentimento que estava morto, ressuscitará! Mas você precisa retirar a pedra, perdoar, esquecer que um dia ele(a) lhe magoou, para assim, desfrutar do milagre de Deus.
E claro, logo após o milagre, não se esqueça de retirar também as ataduras, aquelas coisas que lhe prendiam à lembranças anteriores, que lhe faziam lembrar do seu tempo de morto. E assim poderá dizer: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.




Que o Senhor Jesus possa passar e ressuscitar todos os sonhos e projetos nEle fundamentados que se encontram mortos em sua vida!

Por: Alinee Santos

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Realmente devemos fazer a nossa parte, o que está ao nosso alcance, porque devemos pedir ajuda a Deus quando não podermos fazer, não quando sabemos que podemos, As vezes certos momentos nos acomodamos por Saber que Deus pode fazer tudo, mas devemos nos esforçar, porque Deus honra esses que se esforçam, não que aproveitam dos poderes de Deus, Deus tem bondade, mas não é nenhum Bobo!

    Fique com Deus e obrigada por tudo!

    Thallyta Ferreira.

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©