Páginas

Seguir meu coração?

Está sendo comum ver, nas redes sociais, em músicas e em vários outros meios de comunicação a frase Siga o seu coração!
É uma frase muito bonita, e para os que gostam de literatura romântica e essas coisas, dizem que ela é até mesmo uma frase poética.

Mas, o que implica seguir meu coração?  
Existem várias formas pelas quais podemos considerar o seguir o coração.
Uma delas – e a principal, creio – é deixar-nos levar pelos sentimentos que tomam conta dele agora, talvez viver um amor que até o momento relutou em se manifestar, é fazer aquilo que há tempos desejava fazer porém faltava coragem, é correr atrás de um sonho reprimido... É fazer exatamente aquilo que o nosso coração deseja no momento, seja isso correto ou não.

Porém, o que a Bíblia diz a respeito de seguir o meu coração?
Em Jeremias 17.9 está escrito: “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” e em Provérbios 28.26 diz: “O que confia no seu próprio coração é insensato; mas o que anda sabiamente será livre.”
Então, sabendo que o meu coração é enganoso e perverso, porque deveria confiar nele e segui-lo?
O coração é duvidoso. Às vezes, nos esquecemos de que os sentimentos são passageiros, inconstantes, e dependendo das circunstâncias podem simplesmente desaparecer, sem deixar sinal. E de que adiantaria eu deixar tudo para viver ou fazer algo se dentro de alguns dias pode que isso já não seja o que quero e me frustrar por tê-lo feito ou vivido?
O coração é corrompido. Em Mateus 15.19 está escrito: “Porque do coração procedem os maus pensamentos...” Muitas vezes, o que está em nosso coração, o que ele deseja, não procede de Deus, são pensamentos e desejos mundanos, carnais, e se levarmos a cabo isso, acabaremos por nos prejudicar depois.

Mas aí você pergunta: Então, nunca devo seguir meu coração?

Claro que sim! Porque a partir do momento em que você entrega o seu coração nas mãos de Deus e segue Seus conselhos (Pv. 23.26), o seu coração fica purificado (Tg. 4.8), fortalecido (Tg. 5.8) e apto para ser seguido pois nele estarão somente desejos espirituais e que condizem com a sua vida e postura cristã, e não meros sentimentos mundanos.
Pois se você quer seguir o seu coração e ser bem sucedido em todas as áreas da vida, coloque o Senhor Jesus como o seu guia e a Bíblia como seu manual de instrução, e dessa maneira você estará fazendo valer na sua vida 1 Reis 8.61; “E seja o vosso coração perfeito para com o Senhor nosso Deus.”

Que você “Guie o seu coração pelo bom caminho.” (Provérbios 23.19)

Por: Alinee Santos

*Baseado no apêndice IV do livro “O desafio de amar” de Stephen e Alex Kendrick.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Não há outrotra alternativa. O melhor é orar e pedir a Deus que o nosso coração não nos leve a cometer atos insanos dos quais certamente nos arrependeremos mais tarde.

    ResponderExcluir
  2. que saudades eu estava de vir aqui neste cantinho fofo, por motivos de saúde tive que ficar um pouco afastada dos blogs mas agora estou aos poucos voltando as atividades normais e sempre que der estarei por aqui comentando e lendo as postagens,porque são todas mensagens vindas diretamente do coração de Deus.,Fique na paz e tenha um ótimo dia.

    Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Judas 1:21

    ResponderExcluir
  3. A PAZ DO SENHOR como está?
    Saudades daqui, *-*
    Não pense que me esqueci desse espaço
    abençoado não hein!
    Que Deus abençoe sua vida,
    espero tua visita em meu blog ! (: A PAZ

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde querida florzinha do jardim de Deus,estou passando aqui neste cantinho fofo para lhe desejar um belo dia na presença do Papai,e também dizer que tu é uma mulher virtuosa escolhida para fazer a diferença neste mundo e ainda que o inimigo se levante contra a sua vida tentando te afrontar,saiba que Deus tem te protegido e jamais deixara cair um cabelo de sua cabeça sem que seja da vontade Dele.Permaneça firme porque você nasceu para vencer e isso ninguém jamais tirará de você.Tenha uma ótima tarde e fique na paz do Senhor!Bjus

    Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade.
    Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.
    Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos. Salmo 52:7

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu estava escrevendo uma postagem no meu blog sobre Porque você não deve seguir seu coração e na hora de pegar uma imagem para ilustrar acabei caindo aqui no seu blog. Gostei muito desta postagem que é similar a minha, só que eu abordo o assunto com um enfoque diferente. Porém gostei muito de ter caído no seu blog, pois ele é muito interessante. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Bom gostei do texto, no entanto a ultima parte fiquei ainda com duvidas, pois na primeira parte nos mostra para não seguir nosso coração, mas na ultima parte já fala que sim pois se confiamos o caminho ao Senhor o coração é purificado,então qualquer cristão q tem Deus em primeiro lugar deve seguir o coração??

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©