Páginas

Jugo desigual? Ah, nada a ver isso!


É o que muitos dizem hoje em dia, não?! Pois vejamos se realmente não tem nada a ver isso.

Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos.
2ª Coríntios 6.14a

Primeiro, o que é jugo?
Jugo é a canga com que se unem os bois para puxarem o arado e assim preparar a terra para a semeadura e posterior colheita.

Bem, e o que isso tem a ver com a gente? Vamos por partes.
Se voltamos um pouquinho atrás na Bíblia encontramos o seguinte versículo: “Com boi e com jumento não lavrarás juntamente.” (Deuteronômio 22.10), aqui vemos claramente que a Bíblia proíbe que se lavre a terra com dois animais diferentes em um mesmo jugo. Por quê? Usemos o próprio exemplo da Bíblia.

Primeiro: se esses dois animais estiverem em um mesmo jugo, o boi, que é muito maior que o jumento, acabará machucando-o. Segundo: o passo do jumento é menor que o do boi, então, caminhar em uma mesma regularidade seria muito difícil e arar juntos e eficazmente seria praticamente impossível. Dizem também que o jumento come algumas ervas que o boi não come e que exalam um cheiro muito desagradável para o boi e que pode chegar a matá-lo. Ou seja, o boi é um animal limpo, o jumento não... Acabaria tudo sendo uma grande tortura para os animais.


Mas, é possível fazer isso? Sim, mas não é recomendável usar animais diferentes para puxar o arado, porque além de o solo “arado” não servir para a semeadura por ter ficado torto, irregular, os animais só sofreriam com o processo. Para evitar o sofrimento, eles devem ser da mesma espécie, do mesmo tamanho e com as mesmas capacidades.


Sendo assim, faria sentido unir a dois animais diferentes em busca de um mesmo propósito? Não! Porque ele nunca seria alcançado.

Tragamos isso agora para a nossa realidade. Muitos jovens cristãos, hoje em dia, já não veem problemas em unir-se com alguém do mundo, alguém que não tem a mesma fé que eles e que não compartilha dos mesmos valores e crenças. Alguns até usam esses argumentos para justificar suas escolhas erradas:

“É que eu o amo tanto...”
“Ele até gosta um pouco das coisas de Deus.”
“Não tem problema. Ela respeita a minha crença e eu respeito a crença dela.”
“É que eu vou ganhá-la para Cristo.”
“Ele disse que nunca vai me obrigar a ir à sua igreja e nunca vai me proibir de ir na minha.”

Mas aí eu lhe pergunto: O que é que você está buscando pra sua vida? Como quer que seja o seu futuro?

Quando Deus diz que não devemos nos unir em jugo desigual com os incrédulos, o único que quer dizer é que Ele quer que você esteja unido a alguém igual a você. Ele não quer que você sofra, não quer que a caminhada da sua vida seja algo doloroso, incômodo, infeliz e com um final infrutífero e até mesmo trágico. Ele só quer o melhor pra você. 

A Bíblia nos diz, em Mateus 6.33, que devemos buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça que as demais coisas nos serão acrescentadas. Se você é alguém que busca primeiro o reino de Deus, que entrega toda a sua vida a Ele, que é cheio de convicção e fé, que tem compromisso com o Senhor e com a sua palavra, deve buscar alguém que seja igual a você. Que ame a Deus como você, que tenha o mesmo compromisso que você, as mesmas convicções, que esteja disposto a entregar sua vida a Deus como você está disposto, alguém que busque o reino de Deus como você. Não basta com ser cristão, não basta com ir à igreja todos os domingos. Tem que ser como você. Para que juntos possam andar no mesmo ritmo, dando passos de fé, sem que nenhum faça com que o outro caminhe mais devagar ou faça a caminhada impossível. Para que juntos possam cumprir esses própositos que você estabeleceu para a sua vida em Cristo.

De outra maneira, sua vida será muito difícil porque você vai estar sempre lutando contra alguém que é indiferente aos seus sonhos em Cristo, alguém que não lhe apoia, alguém que está buscando coisas totalmente diferentes às que você está buscando e solo do seu relacionamento não dará os frutos que tanto deseja e que necessita para o seu sustento. É isso o que você quer para a sua vida?

Não é o que Deus quer. Deus não quer que você esteja em um relacionamente desigual. Deus não quer que você sofra por culpa da sua teimosia.

Para evitar tudo isso, procure alguém que ame mais a Deus que a você. Alguém que seja igual ao que você é em Cristo. Diga não ao jugo desigual e aceite a palavra de Deus como autoridade absoluta em sua vida.

Que Deus lhe abençõe!

Por Alinee Santos.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Muito bom o texto, e que ele, sirva de alerta para muitos jovens que estão entrando nessa de julgo desigual. Que Deus continue te abençoando amiga!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Alinee!! :) By: Nayara Rízia

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto, bem escrito e bastante claro. Procurar/aceitar alguém que não seja como você pode significar que você também não tem convicção de sua fé, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Porque se você tem convicção da sua fé e conhece a Deus, sabe que na Bíblia está escrito que não é possível que dois andem juntos sem que estejam de acordo.

      Que Deus te abençõe!

      Excluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©