Páginas

Azeitonas de Jeová

Texto: Sl. 52.8a

"Quanto a mim, porém, sou como a oliveira verdejante, na Casa de Deus,..."

ESTE TEXTO VAI MUDAR A SUA VIDA. ACREDITE!!!!!!!


INTRODUÇÃO
Lendo este texto, me peguei a meditar e perguntei ao Senhor o porquê o Rei Davi desejou ser oliveira verde, ou em tese, azeitona verde, que é o produto final da oliveira. A bíblia é, e sempre foi e sempre será um celeiro de mensagens para todos os pregadores da boa palavra de Deus.
Por isso quero lhes transmitir algo que os ajude a crescer na vida espiritual, e assim receber da parte de Deus uma benção que mudará sua vida
Em Os – 14: 06, o profeta diz que Deus irá restaurar Israel, e que sua glória será como a da oliveira.
Em Sl – 128, o salmista diz: Bem aventurado aquele que teme ao Senhor; pois seus filhos serão como plantas de oliveira à roda de sua mesa.
Gosto muito de falar sobre o rei David, pois se vamos meditar em um contexto por ele escrito, a mando e debaixo da orientação de Jeová, então certamente precisamos conhecê-lo.
"A carruagem celestial consistia de três rodas - Avraham, Yitzhak e Yaacov. O santo, bendito é ele, adicionou-lhe o rei David, como quarta roda, e a carruagem celestial assim se completou..." (do Zohar, o livro do esplendor)
Quem foi maior que o rei David, pergunta o Zohar? Líder carismático, valente guerreiro com coração de leão, amigo leal, teve a vida marcada por inabalável fé em Deus. Lutou e venceu muitas guerras, tanto militares como pessoais. De simples pastor, tornou-se o maior rei na história do Povo de Israel, fundando a única dinastia judaica real legítima. No entanto, não foi como guerreiro e nem mesmo como rei que David conquistou o coração de nosso povo e inspirou grande parte da humanidade. David é celebrado, acima de tudo, pelos Salmos que compôs. É lembrado por todo o sempre como o "doce poeta de Israel".
Apesar das vitórias e das glórias alcançadas, em todo o Tanach não há quem tenha sofrido tanto e por tanto tempo quanto David. Ninguém foi tão incompreendido, traído e perseguido quanto ele; mas, por outro lado, ninguém soube, como ele, transformar seu sofrimento em cânticos de louvor a Deus.
Mais da metade do Livro de Salmos, o Sefer Tehilim, foi composto por David. Muitos são súplicas a Deus compostas em seus momentos mais difíceis. A vida do maior Rei de Israel se tornou símbolo da história de seu povo - o exílio, as perseguições, as lutas, os triunfos. Sua história espelha a nossa, suas palavras e súplicas tornaram-se as nossas.
A Cabalá ensina que David foi a personificação da Malchut, a última Sefirá. Cada Sefirá é um canal espiritual pelo qual Deus interage com o mundo, transmitindo Energia e Plenitude Divina. Estas são algumas referências sobre Davi.

SERÁ QUE FOI SÓ POR ISSO QUE DAVI QUIS SER UMA AZEITONA?

Creio que não. Davi teria visto algo mais!
Então o Espírito Santo de Deus começou a falar comigo, e disse: Você já viu o processar de um bom azeite? Respondi que não, e fui pesquisar como era trabalhada a azeitona nos tempos de Davi.
Observei então que a oliveira é uma planta fabulosa, pode viver mais de 2.000 anos, o que nos leva a crer que as oliveiras que ainda estão em Israel, no jardim das oliveiras, no Getsêmani - que traduzido é "prensa de azeitona"-, podem ter assistido as orações de meu Jesus.
Mas, voltando à afirmativa de Davi, fiquei totalmente estarrecido pela lucidez espiritual desse servo de Deus em querer ser uma azeitona, e espero que após esta leitura você também queira ser uma azeitona na casa do Senhor. Se não vejamos:
Nos tempos de Davi existia um local conhecido MOENDA, local onde as azeitonas eram levadas para extração do azeite, e este local continha quatro grandes pedras que giravam esmagando as azeitonas, da seguinte forma:
1ª PEDRA – 1º AZEITE
As azeitonas passavam pela primeira pedra e eram esmagadas pelo peso extremo daquele material, e então se extraia o primeiro azeite. Mas que azeite era este? Aquele que era usado no templo de Deus, como AZEITE DA UNÇÃO E DA ADORAÇÃO.
Em Lv – 08:12, vemos Moises ungir Arão.
Davi desejou ser um verdadeiro adorador de Deus, mesmo sabendo que para isto muitas vezes teria que passar por pedras, (vide Jô. 04.23) são estes procurados por Deus.
Este era o azeite que o livro de II Reis, capítulo 4, aparece quando a viúva do profeta Obadias, vem até o profeta Elizeu, quando este lhe pergunta: O que hei eu de te fazer? Diz-me o que é que tens em casa? E naquele momento ela se lembra da botija de azeite que seu marido deixara depois que morreu, o azeite da unção.

David estava desejando que de sua vida fluísse a unção que contagiaria as vidas das pessoas, uma unção que também sairá de sua vida, caro leitor.

2ª PEDRA – 2º AZEITE
Quando as azeitonas, depois de passadas pela primeira pedra, chegavam à segunda pedra, eram novamente esmagadas pelo mesmo processo e delas eram extraídas o segundo tipo de azeite, aquele que era usado na alimentação dos judeus. O AZEITE DA ALIMENTAÇÃO.

Em I Rs – 17:14, nós vemos o profeta Elias ter um diálogo de fé com a viúva de Serepta, onde ela relata ter somente um pouquinho de azeite, que nem daria para um bolo, mas o primeiro alimento deveria ser para o profeta.
Davi, também desejou que de sua vida fluísse o alimento para muitas pessoas, pois hoje vemos pessoas que mais parecem uma doença dentro das igrejas, mas Davi quis ser um alimento. Está na hora de analisarmos nossas vidas. Sua vida é um alimento para os outros?

3ª PEDRA – 3º AZEITE
Agora as azeitonas depois de passarem pela primeira e segunda pedra, eram esmagadas pela terceira pedra, sendo delas extraído o terceiro tipo de azeite que era usado nas lâmpadas. O AZEITE DA LUZ.

Em Mt – 24:02
Davi em sua intimidade com Deus e ao observar a extração do azeite da luz entendeu que não poderia servir ao Senhor e estar em trevas, luz é o que precisamos ser (Mt. 05.14). Se andarmos em trevas, somos trevas. Mas David ousou ser luz para seu povo, pois em seu coração desejou que de si mesmo saísse luz e não trevas.

4ª PEDRA – 4º AZEITE
Bem chegamos à última pedra. Talvez você a essa altura já conseguiu refletir sobre a sua vida espiritual, mas ainda lhe falta passar por uma última pedra, um último esmagamento, assim como as azeitonas que Davi estava a observar.
Então vejamos, após três pedras, três vezes esmagadas, agora o que chegaria à quarta pedra era quase nada, mas ainda assim elas, as anteriormente azeitonas, passariam pela quarta pedra onde o que iria sair era uma borra, que os serviçais da moenda usariam para fazer sabão. Sim! Sabão é o que era feito com a sobra das azeitonas, e o que vejo nesse tão fabuloso alimento é que tudo nela se aproveita.

Em Sl – 24:03, a Bíblia diz: "Quem subirá no monte do Senhor?Ou quem subirá no teu santo lugar? Os de mãos limpas".

Em Mt – 05:08, está escrito: Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
Por isso eu admiro Davi, homem segundo o coração de Deus. Ele quis estar se purificando e servindo de purificação para outros. Não tenha medos das pedras, pois o produto final é o que importa para Deus.

CONCLUSÃO
Talvez você esteja sendo esmagado por alguma prova ou luta. Sendo prensado por uma moenda, ou esteja subindo ao Getsêmani de sua vida. Mas eu quero te dizer uma coisa, Deus está tentando extrair de sua vida um azeite raro e valioso. Deixe Ele te usar da forma que ele quiser, aceite a prova e saiba que ela produz perseverança. O nosso Senhor não dá a prova maior do que podemos suportar.

"SEJA VOCÊ UMA AZEITONA NAS MÃOS DE JEOVÁ"
Jesus nos conta a parábola das dez virgens, sendo cinco loucas e cinco prudentes, onde as loucas ficaram no escuro por não terem o azeite da luz.

Por: Danilo Almeida

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. muito bom edificante essa mensagem sobre azeitonas nas mãos de jeova.parabens...
    ceci.....

    ResponderExcluir
  2. Amém glória a Deus por essa visão em outro ângulo sobre esse simbolo a qual é tão usado na plavra de Deus. realmente precisamos entender que nas lutas que passamos estão se formando produtos valiosos que serão usados no reino.
    E para o nosso Rei Jesus, na verdade não há grandes conquistas sem "pesadas" lutas...

    Paz, Deus te abençõe!

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe cada vez esse cantinhoo, que sua vida, espiritual cresça cada vez mais, e atinja muitas e muitas almas *--*

    http://universalpentecostal.blogspot.com/
    Thallyta Ferreira

    ResponderExcluir
  4. que Deus lindo e fiel da esta sabedoria para vc linda mesmo obrigado a pendi bastante com este estudo

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©